Antes que a lâmpada de Deus se apague

[social-share-display display="1561552678" force="true"]

I Samuel 3

Como é bom saber que Deus está constantemente preocupado conosco. Ele se importa com a nossa vida, com nossa condição espiritual e sempre está nos chamando para perto.

Nesse texto Deus se revela a Samuel em seu quarto, no lugar do seu repouso, mas o interessante foi o momento que Deus usou para falar com ele “antes que a lampada de Deus se apagasse”. Por que essa expressão? Exatamente porque a lâmpada de Deus está se apagando na vida de muitas pessoas.

O Senhor hoje quer falar conosco e nos ensinar 3 coisas antes que a lâmpada de Deus se apague:

1. Aprender a ouvir a voz certa.

A lâmpada, significava a presença de Deus. O candelabro tinha que permanecer constantemente aceso (Lv.24:1) significando que Deus estava ali. Mas, literalmente, a presença de Deus estava se apagando. Porém antes que a lâmpada de Deus se apagasse, Ele chamou Samuel. Se revelou a Samuel para que ele fizesse a Sua vontade, para que proclamasse Sua palavra ao povo, para promover um exemplo de fidelidade e para chamar o Seu povo ao arrependimento e a renovação.

A principio Samuel não entendeu a voz de Deus e por três vezes foi a procura da voz errada (ele pensava sempre que era o sacerdote Eli que lhe chamava). Isso mostra que Samuel ainda não tinha relacionamento e nem conhecimento para discernir a voz certa. O sacerdote Eli o ensinou a responder e falar com Deus. Quantas vezes o Senhor já te cha-mou? Quantas vezes o Senhor te admoestou e se revelou a você? Quantas vezes o líder te ensinou o caminho certo, a falar com Deus, mas você não ouviu? Deus continua chaman-do e muitos ainda não sabem discernir essa voz.

2. Aprender ser fiel ao Senhor.

O povo de Israel estava sendo levado para os costumes e ensinamentos dos povos ao seu redor; não se separaram totalmente da cultura maligna dos cananeus, pelo contrário, preferiram os benefícios materialistas e os prazeres imorais, deixando de ser fiel aos ensinamentos do senhor.

Os filhos do sacerdote Eli, eram homens que exerciam o sacerdócio, consagrados para ensinar o povo a ser santos, mas eram filhos de Belial (I Sm.2:12), homens que se aprovei-tavam da sua posição para obter vantagens e praticarem a imoralidade sexual. Nenhum líder de conduta imoral pode dirigir o povo de Deus. Deus deseja que seu povo seja fiel, em todas as áreas de sua vida; não pode haver mistura.

Não sei como você se encontra como líder, como discípulo, ou como está o seu testemunho diante do povo, mas não deixe que a lâmpada de Deus se apague na sua vida! Se arrependa antes que você seja cortado.

3. Ser levado ao arrependimento.

Deus chama Samuel para levar o Seu povo ao arrependimento e a renovação. Deus sabe que a inclinação natural do homem é sempre para o mal, pois foi assim desde o Éden, permanecendo por toda a historia da humanidade e do povo de Deus. Mas Deus, com seu amor sem fim, está sempre chamando seu povo ao arrependimento, sempre chamando o homem antes que a lâmpada se apague.

Quando a lâmpada de Deus estava se apagando em Israel, Ele chamou Samuel, chamou Davi, chamou muitos homens que ouviram a voz certa. No final Deus enviou (chamou) Jesus Cristo para que sua lâmpada não mais se apagasse na vida do homem.

Hoje é dia de arrependimento, hoje é dia de acender de novo a lâmpada do Senhor na sua vida.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend