Os 12 e a Colheita

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
os12eacolheita
os12eacolheita

João 15:16

Toda colheita é resultado de um trabalho, de um investimento. Antes de tudo começar o semeador tem que ter 3 coisas em sua mente:

1. A seleção – A equipe que vai trabalhar (12).

É a escolha dos melhores. Abraão foi um homem que fez parte da seleção de Deus. Embora os 12 de sua 2ª geração tenham servido de base para formação das tribos, não foram modelos para Israel. Em Gn.49 vemos Jacó chamando seus filhos para abençoá-los antes de sua morte e, pela bênção proferida a cada um, dá para perceber que tipo de filhos eram, o que fizeram e o que deixaram de legado nesta terra. Somente Judá e José receberam bênçãos espe-ciais que sinalizavam para uma grande colheita.

2. A escolha – Tipo da semente.

Ninguém faz um plantio sem saber que tipo de semente está usando. Que tipo de lucro vai lhe dar? As probabilidades de perdas e ganhos com esta safra, levando em conta investimento, questões climáticas, pragas e o tempo para colheita.

Estamos sendo chamados para uma grande colheita e o Senhor quer saber se você já parou para avaliar os custos desta safra. O que tem acontecido com a igreja de Jesus é que tem se envolvido com a obra de forma irresponsável, sem avaliar o que realmente está fazendo. Trabalhar numa colheita é um alto investimento de tempo, dedicação, renuncia, choro, escassez, muitas vezes.

O que os 12 estão fazendo? Não estão avaliando o seu chamado para a grande colheita. Se alegram com os encontros, com os louvores, com as grandes celebrações, no entanto estão desistidos do trabalho, não querem mais se envolver com a consolidação (“não tenho tempo”), não querem mais se dedicar aos discípulos (“dá muito trabalho”), não querem mais ser acordados durante a noite (“estou cansado”), não querem jejuar, orar e buscar a face de Deus… Por quê? Porque pensavam que a colheita era fácil e não avalia-ram o custo do trabalho. Alguns estão ficando no meio do caminho, desistidos, não querem abrir mão de seu tempo, seu dinheiro, seu descanso, seu horário livre.

O que é semente? Semente – grão, ou parte do fruto, próprio para a reprodução.

Existe uma infinidade de sementes no mundo físico e no mundo espiritual. Quero me deter as sementes do mundo espiritual. Têm pessoas que andam espalhando várias semen-tes sobre a terra, esperando que germinem. Uns semeiam contendas (Pv 6:14); outros a boa semente. Dt.22:9 – Em outras palavras: não traga confusão para minha terra; não te plantei neste mundo para trazer confusão.

Observe um detalhe importante: embora o Senhor tenha criado no 3º dia relva, ervas que davam semente e arvores frutíferas que davam fruto segundo a sua espécie, enquanto o homem não foi criado, nenhuma árvore ainda tinha dado seu fruto (Vs.12). As sementes estavam aonde? NELE.

Então porque a terra não estava produzin-do? Ainda não tinha pecado, o que estava acontecendo? A semente estava retida, ela estava impedida de brotar por 2 motivos: 1. Não tinha chuva; 2. Não tinha o homem para cultivar

Tudo o que era verde já estava criado, mas ainda não tinha o comando para produzir. Este mundo está feito, mas não tem como produzir seus frutos para a grande colheita. Você pode até ter a boa semente mas ela ficará retida enquanto Deus não mandar a sua chuva, e enquanto Ele não encontrar um homem que esteja disponível para pagar o preço para cultivá-la, alguém que já avaliou o custo deste investimento.

3. O lugar da semeadura – Tipo da terra.

Não adianta ter uma boa semente se não tiver uma boa terra. A parábola do semeador (Mt.13) fala dos tipos de solo: beira do caminho, rochoso, entre espinhos, em boa terra. Em todos os tipos de solo o semeador encontrou dificuldades de liberar o desenvolvi-mento e crescimento das sementes.
E na sua equipe 12, na sua vida, qual tem sido a sua colheita? Será que Deus pode te escolher para fazer parte de Sua seleção para este tempo do fim? Como esta sua produção? Isaque semeou em Gerar, no tempo de grande fome e recolheu 100 x 1 (Gn.26:12).

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend