Carregando ...

Qual a resposta de Deus a Caim?

Gênesis: 2:18.

Esse é o momento em que Deus está estabelecendo a estrutura o cenário do universo e toda vez que Ele encerrava algo, dizia que aquilo era bom e até na hora que Ele cria o homem e a bíblia diz que Ele achou que aquilo era muito bom, mas também lemos pela primeira vez que Deus olha para um cenário e diz que aquilo não é bom, que o homem esteja só.

Gênesis: 4. 9. Deus nos deu a missão de sermos guardiões dos nossos irmãos, Deus estabeleceu os 10 mandamentos, seis envolviam relações interpessoal.

Caim foi o primeiro em tudo, só não quis ser o primei-ro a cuidar de alguém. Ele quis ser o primeiro naquilo que dizia respeito a ele mesmo, mas não no que dizia respeito ao outro.

PORQUE NÓS PRECISAMOS CUIDÁ DE AL-GUÉM?

I – Porque aquilo que Deus fez em nós, Ele quer fazer através de nós.

Você não é o final da ação de Deus, se Deus te aben-çoou, melhorou, cuidou, Ele quer também através de você.

II – Porquê a bíblia usa no novo testamento 52 vezes a expressão uns aos outros.

Se nós abemos que o ano equivale a 52 semanas e se a bíblia 52 vezes uns aos outros, nós precisamos pelo menos uma vez por semana tirar um tempo para cuidar uns dos outros.

III – Melhor coisa é da do que receber.

Quantas vezes você já recebeu um telefonema de alguém lhe perguntando como você está, como está sua família, se você está precisando de alguma coi-sa? Você já fez isso com alguém? Alguém já fez isso com você? Isso não é comum. Isso é ser guardião de alguém, atender o chamado.

IV – Porque somos mais fortes para cuidar dos mais fracos.

De que adianta Deus te fortalecer se você não se dispõe a cuidar dos mais fracos? Defender seu ir-mão? Proteger seu irmão?

Porque Caim não quis cuidar de seu irmão? Pelos mesmos motivos que nós não queremos.

1 – Por que se somos os primeiros a fazer, somos o segundo a receber? Sabe o que deu raiva em Caim? Ele levou uma oferta primeiro a Deus, e Deus não recebeu e quando seu irmão levou Deus recebeu. Não podemos ficar na comparação, se Deus tem abençoado mais ao meu irmão ou não.

2 – Porque nós ficamos irados. O texto diz que ele ficou enfurecido e o seu semblante caiu.

3 – Deixamos Deus falando sozinho. Deus fez três perguntas para Caim e um afirmação e não houve respostas. Deus falou, por que você está assim? O que acontece? Se abre comigo, tem cuidado Caim que o pecado está na sua porta, mas cumpri a você domina-lo. Muitas vezes Deus quer tratar conosco para cuidarmos das pessoas, mas não queremos.

Por que muitas vezes não ajudamos as pessoas? Porque temos medo delas passarem a gente. Sabe quando vão acreditar no que você prega? Quando cuidar de alguém e essa pessoa melhorar e passar de você e não ficar com ciúmes, inveja. Você tem estrutura para ver alguém lhe passar?

4- A nossa indiferença. A resposta que Caim deu; não sei. Isso significa não é problema meu.

Sabem o que algumas pessoas fazem quando vê alguém sofrendo do seu lado? Não posso interferir, é Deus tratando, não mexe. Quando ver alguém sofren-do ao seu lado, não procura saber a causa, só ajude. Deus hoje está perguntando, onde está o seu irmão? Deus colocou uma marca em Caim Para ninguém tocar em Caim, Deus diz: eu não vou te matar como você fez com seu irmão. Caim foi morar na terra de Node que quer dizer peregrinação.

Existe um projeto de vida que vai além de você, é o seu irmão, cuide do seu irmão e você vai ver algo maravilhoso acontecer dentro de você.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Send this to a friend