Carregando ...

O melhor da terra vai para quem é filho

2Sm. 16:12

Muitas vezes passamos por situações difíceis na vida, especialmente quando somos tirados da rota que achamos que foi estabelecida por Deus, ou do caminho que acreditamos que nos levaria à realização dos nossos sonhos.

A Bíblia conta a história de José – filho de Israel. Esse moço passou por muitas situações difíceis, mas um dia ele passou a governar o Egito. Estando nesta posição ele recebeu um presente muito especial, que ia ao encontro de várias áreas de sua vida, lhe supriria em várias necessidades.

Gn 43:11 a 13 – Não sei quais tem sido as suas dificuldades, mas sei que o Senhor tem prazer em surpreender e suprir as necessidades de seus filhos.

CURA FÍSICA – Gn 43:11 – … um pouco de bálsamo…

Deus não quer que sejamos enfermos, esse não foi o Seu plano inicial. Assim como José recebeu o canal para uma possível cura, o Senhor também nos abençoa com o Seu bálsamo nos proporcionando conforto, alívio, consolo e alento.

Jr 8:22 – Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?

CURA EMOCIONAL – Gn 43:11 – … um pouco de mel…

O mel produzido naquela região era o mel de uva – feito a partir da fervura do suco até se tornar em pasta ou xarope grosso. Este procedimento garantia uma alta concentração de açúcar. A uva também aponta para a alegria. José estava sendo restituído na doçura e também na alegria.

Sl 30:5 – Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

SABOR PARA A VIDA – Gn 43:11 – … especiarias…

As especiarias são temperos usados para proporcionar sabores diferentes nas comidas. José estava sendo restituído e acrescentado no gosto pela vida. Deus se preocupa que as coisas tenham sabor para nós e que nós seja-mos como que pessoas que temperam a existência de outras. (Mt 5:13 )

VIDA ETERNA E UNÇÃO – Gn 43:11 – … mirra…

A mirra é uma planta que possui a capacidade de curar, revigorar, combater a fraqueza, a apatia e o desani-mo. No Egito ela era muito valorizada para o embalsa-mento – os antigos egípcios acreditavam numa vida após a morte e no retorno do espírito ao corpo. Ela também era empregada na unção. Ela também lembra o perfume de Cristo.

José estava recebendo um sinal profético da presença de Deus com ele e também da vida após a morte – não como os egípcios acreditavam e muitos ainda acreditam. A Bíblia nos ensina que somente por meio de Cristo tere-mos a vida eterna.

PROTEÇÃO, RENOVO E VISÃO – Gn 43:11 – … nozes de pistache …

O pistache quando consumido aumenta a imunidade e combate várias doenças e infecções. Eles contêm antioxi-dantes e minerais que ajudam na defesa contra várias doenças; previnem que a radiação ultravioleta a entre nos olhos evitando o comprometimento da visão.

Ez 12:34 – Porque não haverá mais alguma visão vã, nem adivinhação lisonjeira, no meio da casa de Israel.

José por todo tempo foi guardado por Deus, ele precisava ter isso muito claro em sua mente. A presença do Senhor com ele era o que lhe mantinha forte e garantiria o cum-primento daquilo que ele tinha visto em sonho: ele lide-rando sobre os seus irmãos. (Gn 37:5 a 8)

DESPERTA PARA O CHAMADO—Gn 43:11 – … amêndoas …

A amendoeira é conhecida como a árvore que acorda cedo, pois quando passa o inverno em Israel elas pas-sam repentinamente por uma transformação dramática, ficam cobertas de flores, sendo uma das primeiras árvo-res a florir. A palavra hebraica para amendoeira significa “aquele que desperta”.

Jeremias teve uma visão de um galho de amendoeira, o que Deus lhe disse? “Mantenho-me alerta quanto à mi-nha palavra, a fim de cumpri-la”. (Jr 1:11 e 12)

Também foi uma vara de amendoeira em flor que Deus usou para identificar quem Ele havia designado como sacerdote – Arão. A vara de Arão não só havia florescido milagrosamente, mas também produzia amêndoas ma-duras – Nm 16:1 a 10, Nm 17:1 a 10 e Hb 9:4.

Deus estava despertando José para o seu chamado, a missão para a qual Ele lhe havia separado: alimentar e cuidar do Seu povo. O Senhor estava mostrando que a promessa estava se cumprindo diante de seus olhos. (Gn 45:5)

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Send this to a friend