Carregando ...

Efatá

Texto básicoMc 7:31-37 

Marcos descreve aqui um milagre. A Bíblia traz revelações aprofundadas sobre aquilo que parece ser um simples milagre. Mais não é. Esta palavra vai tomar proporções maiores hoje.

A Bíblia diz no v.31 – De novo, se retirou das terras de Tiro e foi por Sidom até ao mar da Galiléia, através do território de Decápolis.

Dentro da Bíblia até as vírgulas tem voz, até as virgulas falam. De novoDe novo, ele esta dizendo que o nosso Deus que esta aqui esta manhã é um Deus que não abre mãos aos seus propósitosde novo vai ministrar uma benção sobre sua vida, que Ele é um Deus que de novo vai abrir a porta que esta fechada, De novo vai fazer milagres, De novo vai dar um livramento para você, é um Deus que De novo vai te colocar pé, De novo vai te encher do Espírito, De novoDe novoDe novo

Jesus esta atravessando fronteiras, barreiras e obstáculos. Tiro esta ao norte de Israel, que hoje se chama Libano, ao nordeste de Israel encontramos outra terra chamada Sidon hoje é a Síria. Quem não sabe, árabes e Judeus não tem amizade, isso é uma briga antiga deste Ismael. Se Tiro e Sidon era um território onde judeus não podiam andar, isso quer dizer que o meu Jesus não tem fronteiras, ele vai além, não tem Tiro e nem Sidon  que possa impedir que ele te visite, que ele te embriague com o Seu Espírito. Cada um de nós aqui temos um território inexplorável, um Tiro e um Sidom na nossa vida, áreas em que nem você mesmo pode entrar, mais o mesmo Jesus esta dizendo que estou entrando em áreas na tua vida, que você não pode entrar, áreas que você não tem forças para largar, ele esta entrando nos territórios que você quer conquistar que ainda estão fechados.

Ninguém vai impedir a benção de Deus na sua vida, pode pôr o obstáculo que quiser, hoje o Senhor esta quebrando barreiras e ninguém vai impedir que ele chegue na sua vida.

v. 32, diz que quando Ele chegou em Decápolis, existia uma multidão que O conhecia de forma superficial. Muitos sabem que Deus é grande, poderoso, que criou os céus e a terra, muita gente sabe disso, sabe desse Deus teórico, dos seus planos e propósitos. Isso é uma maneira de conhecer a Deus. A blia fala até de homens que eram assim, o patriarca Jó, conhecia Deus de ouvir falar, muitos conhecem a Deus pela experiência dos outros. Mais existem outros que conhecem por experiência, na prática, depois de conhecê-lo de perto Jó passou a dizer: antes eu te conhecia de ouvir falar, mas hoje eu te conheço de contigo andar.

Todos sabem que Jesus é o Messias, Prometido mais sabemde forma teórica, eles pegam a sua luta, sua dificuldade e entregam nas mãos deleA Palavra diz: Entrega sua vida nas mãos do Senhor, confia nele e o mais ele fará, e não vai demorar muito é mais rápido que você pensa.

Eles conheciam de ouvir falar. Trouxeram um surdo e mudo e pediram para ele colocar as mãos sobre eles.

primeiro indicativo que não conheciam era porque estava dando ordens para ele. Coloque as mãos sobre ele, faça assim ou assado. Tem muita gente assim, que fica tentando ensinar a Deus a trabalhar, mais Ele esta dizendo eu não preciso de ajuda, não preciso que me ensine, eu sei trabalhar. Deus é soberano e não aceita ordens de ninguém.

A segunda coisa que mostra que não conheciam Jesus quando disseram: Mestre coloque sua o sobre ele. Quem conhece a Deus sabe que em sua o direita esta uma criança e na outra o globo terrestre e os dois tem o mesmo peso para Ele, Jesus faz o contrario. Talvez o trabalhar de Deus na sua vida não tem te agradado muito mais o que importa é o resultado, melhor é o fim das coisas do que o principio delas. 

v.33 – Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva;

Jesus tirando-o do meio da multidão a parte. O milagre de Deus na tua vida começa aqui, quando ele tira você a parte, te escolhe, te separa. A multidão queria que ele o curasse ali na frente de todos,(queria sensacionalismo) Jesus tira do meio da multidão e o leva para um particular. Este particular é o ensino para que possa com paciência aprender como lidar com a multidão, como cuidar dela, como fazê-la se multiplicar. Hoje Deus começa um processo na sua vida. Pessoas que nos cercam que na realidade querem se aproveitar de nossa unção, de nossa boa vontade e não estão interessadas no seu Cristo, O Senhor vai arranca-las no seu convívio. Ele vai balançar a figueira e os frutos podres vão cair, você não vai ficar enganado, vai tirar a máscara e muitos vão ficar envergonhados, tem muitos ao seu redor que estão querendo ver o que vai dar. Deus esta dizendo, deixa comigo, eu vou te honrar, vou te chamar para um particular aqui. Deus esta chamando alguns hoje para um particular, que particular ele vai ter com você não sei, mais ele vai falar com você. Jesus pega aquele homem e leva para outro lugar longe do alcance visual daquele povo. Ele faz 3 coisas:

1. Eles pediram para Jesus colocar a mão sobre ele, mais Jesus coloca a ponta do dedo no ouvido. Ele estava dizendo, eu não preciso fazer força para abençoar você hoje, não sei seu problema, não precisa da mão, basta a ponta do dedo e sua vida vai mudar.

A maior deficiência do homem esta aqui, a surdez, não quer ouvir a voz de Deus, não quer ouvir conselhos, não quer ouvir confrontos, se revolta quando seus erros são apontados e é exatamente neste lugar que Jesus coloca o seu dedo.

Jesus coloca o dedo no ouvido daquele homem, cospe na mão e joga saliva na sua bocaQuando ele coloca o dedo no ouvido o que aconteceu, aquele homem passou a…(deixa o povo responder),quando ele coloca a saliva na boca e ele começou a… (deixa o povo responder), não, não aconteceu nada, é parece que não esta acontecendo nada, mais vou lhe dizer uma coisa o mundo espiritual esta todo armado, ele esta esperando apenas a liberação de uma palavra profética que quando liberada o mundo espiritual desaba e as coisas acontecem, depois que Jesus colocou o dedo no ouvido e a saliva na boca, olhou aos céus e diz EFATÁ, abre-te, e naquele momento abriu a boca e abriu o ouvido daquele homem.

Observe que o milagre tem outras dimensões. Uma pessoa surda e muda é pessoa que vive presa no seu próprio mundo que tem dificuldade de se relacionar com outras pessoas, é difícil de ouvir e entender outras pessoas.

Escute, talvez você tenha ouvidos e boca e fala mais seja surdo e mudo espiritual, talvez você tenha dificuldade de se relacionar com as pessoas, não consegue ouvir os outros, tem pessoas que querem falar antes de ouvir. Você só aprende a falar depois de escutar. Tem crentes que quer falar antes de ouvir, não ouve a voz do pastor, do líder, dos pais. Você já ouviu um surdo falando? Ele fala fora do volume de voz, ououou, ninguém entende, seja apto primeiro para ouvir para depois falar.

O milagre daquele homem foi sobrenatural. Ele nunca tinha ouvido e aprendeu a falar imediatamente o idioma.

2. ele não falava como um homem natural falava, Jesus colocou saliva na sua boca, Jesus estava dizendo: estou colocando as minhas palavras na sua boca, estou colocando unção profética de dentro de  mim sobre você, aquele homem não somente falou mais também profetizou, ele profetizava e acontecia porque a palavra estava sobre a boca dele. 

Jesus olha para o céu e diz EFATÁ, que quer dizer abre-te porque não era só abrir os ouvidos o tirar o empecilho, mais era para abrir as janelas dos céus, seja lá o que esteja fechado na sua historia, pode ser que as portas estejam fechadas, o coração daquela pessoa esteja fechado, pode ser que o seu entendimento esteja trancado, hoje quando você sair daqui, quando colocar a o na fechadura, você vai olhar e vai dizer, EFATÁ, quando encontrar barreiras no seu caminho e dizer EFATÁ, nada vai ficar fechado, Deus vai abrir, quebrar ferrolhos, quebrar cadeados as portas vão se abrir na sua presença.

Bíblia diz em Atos dos apóstolos que Pedro estava preso no cárcere, iria morrer no outro dia  enquanto ele dormia um anjo entrou naquela cadeia, o acordou e disse, se veste Pedro, havia muitas portas fechadas e o anjo pegou nas suas mãos olha para a porta e disse, EFATÁ e a porta começou a se abrir EFATÁ, e se abriu outra porta, EFATÁ e a porta abre, EFATÁ e a porta abre, EFATÁEFATÁEFATÁ e as portas se abriram, quando Pedro viu estava no meio da rua, todas as cadeias tinham ficado pra trás.

blia diz que o nosso Senhor foi jogado dentro de uma sepultura, uma pedra pesada foi colocada, mais ao terceiro dia, no primeiro dia da semana ele ressuscita dentre os mortos e diz EFATÁEFATÁEFATÁ e a pedra rolou e a porta abriu, ele não esta mais láporque a pedra rolou, Deus abriu o sepulcro. Quem esta sentindo o Senhor de um grito de jubilo e sinta os céus se abrirem esta noite.

Jesus esta dizendo, eu estou abrindo portas fechadas, estou quebrando ferrolhos e aguilhões, se prepare para a grande colheita que esta por vir.

v.35 – Abriram-se-lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente.

A primeira coisa que vai acontecer na sua vida quando você declarar a palavra EFATÁ é que as pedras serão tiradas, os empecilhos serão arrancados e nada mais vai te impedir de sentir o shekinah de Deus. Não só tirou o empecilho mais começou a falar desembaraçadamente. Deus vai ser mais exato agora. Tem crente no nosso meio que esta vivendo uma vida embaraçada, você esta embaraçado com dividas, embaraçado com problemas de ordem sentimental, embaraçado com discípulos, embaraçado com lideres, embaraçado com os anfitrioes e quando vai tentardesembaraçar se embaraça mais ainda. 

Você já viu um arame farpado embaraçado? Quando vai tentar desembaraçar, machuca a mão, tem crente vivendo isso, quando vai tentar mexer naquela área se machuca ou machuca outros, mais hoje o anjo do senhor esta pegando na ponta do embaraço e começa a desembaraçar, ele esta entrando na tua casa, nos teus negócios, na tua vida financeira, você é livre…

Preste atenção, lembra da multidão? O homem saiu da multidão envergonhado, surdo e mudo, sem esperança, sem perspectivas, sem sonhos, sem celeiros, mais agora Jesus volta de mãos dadas com ele, a multidão esta de mãos cruzadas esperando, tem gente que esta láfora de braços cruzados esperando para ver se o Senhor vai mudar mesmo sua vida, e você vai chegar de mãos dadas com Jesus e não é calado não, é profetizando para a multidão que esta ao redor, a multidão vai ter que assistir tua vitoria de pé, ela vai ter que ver que você anda de braços dados com Deus. 

Deus esta preparando uma mesa na presença dos teus adversários, você vai sentar nessa mesa com ele, Deus vai ungir tua cabeça e o teu cálice vai transbordar

Tem mais, a noticia da vitoria daquele homem foi longe, se a noticia da tua derrota foi longe, da tua vitoria vai mais longe ainda. Este Jesus é bom, não somente faz surdos ouvir, mais mudos falar. Eles vão ficar espantados com as maravilhas de Deus na sua vida, vão ter que dar gloria a Deus por aquilo que Deus vai realizar na sua vida, o EFATÁ de Deus esta chegando.

Levante suas mãos, você vai sentir o EFATÁ de Deus agora, vai sentir o fogo de Deus no lugar de sua enfermidade, o Senhor vai realizar milagres e maravilhas aqui, Deus esta abrindo as janelas do céu, é EFATÁ aqui esta noite.

Ele esta abrindo as janelas do céu, receba agora.

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend