O Verbo que se fez carne

[social-share-display display="1561552678" force="true"]

Mateus 4:1-11

Por que o ministério de Jesus começou no deserto, você sabe? Por que em qualquer ministério, para sermos mais que vencedores em nossa vida cristã, o mais importante é mostrar ao inimigo da nossa alma qual é a nossa posição.

Este capítulo de Mateus registra o início desta batalha entre Jesus e o tentador.

Vs.1-4: Essa primeira tentação é uma tentativa de nos levar a viver de acordo com as leis e os desejos deste mundo e não conforme o reino de Deus. Jesus estabelece princípios totalmente contrários as leis da natureza, Ele decreta que sua vida é totalmente sustentada e protegida pela Palavra de Deus (Jo.1:14).

Investidas do diabo:

1ª Investida: Manter o homem debaixo de maldição.

Estamos ainda debaixo de maldição se ainda pensamos que nosso sustento depende de esforço próprio ou de recursos naturais. Lembrem-se: Deus amaldiçoou o homem quando o expulsou do jardim e lhes disse: “com o suor do teu rosto você comera o seu pão” (Gn.3:19).

Claro que Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar, como está escrito em Gl.3:13, mas se persistirmos em depender deste mundo, permanecendo sob a maldição, o diabo vai comer o pó que você é, que eu sou; ele roubará de nós e devorará a semente, porque está semeando entre cardos e espinhos e não verá os frutos (Jo.4:4).

2ª Investida: Vs.5-7

Este foi um apelo ao orgulho humano. Esta tentação tem a ver: com a nossa comunhão com Deus; Com a nossa santidade; com a condição de não tentar o Senhor.

Jesus cuidou de estar sempre no centro da vontade do Pai. Ele submeteu-se a Deus totalmente e foi obediente até a morte, em humildade, em amor, em negação a si mesmo e no serviço que prestou aos outros. Ele foi o exemplo perfeito do que o livro do apóstolo João diz sobre os mártires (Ap.12:11). Seremos guerreiros vitoriosos quando aprendermos a nos negar por amor do evangelho;

3ª Investida: Vs.8-11.

Quando nossa atenção é voltada para o louvor e a adoração a Deus, isso nos afasta da tendência humana de ter um ardente desejo de possuir grandes coisas deste mundo, de ser visto e honrado pelos homens, de buscar o reconheci-mento deles. Quantos crentes sofrem quando não são louvados…

Jesus estabeleceu com clareza a base da sua força e da sua vitória quando disse: “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto” (vs.10).

Vs.11 – “Com isto…” Com isto o que? Com a palavra. O diabo não resiste ao poder da palavra. Por isso a palavra se fez carne e habitou entre nós. Esta palavra encarnada é Jesus e o ensino para nós é para que sejamos a palavra encarnada habitando no meio dos homens.

Jo.1:12 – Quer ser filho de Deus? Tem que ter o verbo encarnado em você. Aí sim você poderá deixar claro para o diabo, qual é a sua posição: sou filho do Deus Altíssimo.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend