Como você tem sido chamado?

[social-share-display display="1561552678" force="true"]

Joel 2:28-32 O nome Joel significa “o Senhor é Deus”. Joel tem sido chamado de “o profeta do avivamento”. Como você tem sido chamado?

A ÉPOCA EM QUE JOEL PREGOU

1) Situação Econômica

Na época que o profeta Joel pregou suas mensagens, a situação econômica era terrível, e ele mostra que não viver princípios nos leva a situação financeira desesperadora.

Joel 1:14 – ensina como sair desta situação: “Promulgai um santo jejum,”. A solução não esta em fazer empréstimos, em pedir para as pessoas se compadecerem de você e perdoarem suas dívidas… A saída dessa situação é santificação, quebrantamento e submissão ao Senhor.

2) A Praga dos Gafanhotos

Esta crise econômica era fruto de uma praga. Dentre as mais de 80 variedades de gafanhotos, Joel diz que quatro haviam devastado a terra de Israel: o cortador, o migrador, o devorador e o destruidor.

Jl.1:4 – O povo calou-se, em sinal de tristeza. Tudo secou e o campo nada produzia. Toda tristeza impede uma reação positiva; toda tristeza gera medo, insegurança, desesperança e impotência. Quando você se cala, quando deixa de proferir as palavras de vida, de verdade, a calamidade te assola, prevalece. Você tem uma boca profética e não pode ficar calado diante do caos. Diante da calamidade não se cale, pode até parecer impossível, mas profetize.

3) As Lições da Devastação

Deus mandou que a noticia de tal calamidade fosse passada de geração em geração (vs.3). Todos deveriam saber o que aconteceu, por quê? Porque se referia a um tempo de juízo do Senhor em que os prazeres da vida foram retirados e houve um lamento geral.

O ensino bíblico para resolver tal situação é que os ministros e o povo retornem ao Senhor com a mesma intensidade, sinceridade, arrependimento e interesse descrita no vs.14 – “promulgai um santo jejum… e clamai ao Senhor” (Jl.2:12-17; Dt.4:30-31).

O DIA DO SENHOR

Joel anuncia este dia e previne sob a iminência de um ataque militar que viria por parte de uma nação estrangeira; e termina o livro com a preciosíssima mensagem sobre o derramamento do Espírito Santo. O que você esta anunciando? Que palavras têm saindo de sua boca? Anunciar o Dia do Senhor não é simplesmente falar de sua volta e sim treinar o Seu exercito para este grande Dia.

1) Um exército preparado contra Judá (Jl.2:1 -11)

Joel anuncia que estava prestes a acontecer uma grande invasão militar. Compara isso a uma devastação pelos gafanhotos que haviam assolado a terra.

2) Julgamento final

Joel usa quase todo seu livro para falar sobre o Dia do Senhor (2:1, 11, 31; 3:14); este será o julgamento final de Deus sobre todo mal e também o fim desta era. Tal dia vai iniciar-se com o arrebatamento da Igreja (I Ts.4:15-17; 5:2), inclui os sete anos de tribulação, que é a última semana de Daniel (Dn.9:24-27), e culminará com o retorno de Cristo com sua Igreja para reinar sobre a terra (Ap.20:1-6).

3) Um chamado de arrependimento

(Jl.2:217) A catástrofe que acomete Israel nos tempos de Joel leva a nação, politicamente, ao caos. Mas Deus levanta Joel para inquietar os sacerdotes e (Deus levanta você) para exortar o povo ao arrependimento (vs.13).

4) Derramamento do Espírito Santo

(Jl.2:2832) Esse “Grande e terrível Dia do Senhor” se apresentará com prodígios de Deus na terra e no céu (vs.30-31). E acontecerá depois que o Espírito Santo será derramado ao remanescente fiel. Porém, antes do Poderoso derramar o Espírito Santo, é preciso gerar no povo arrependimento.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend