O Mistério Revelado

[social-share-display display="1561552678" force="true"]

I Timóteo 3:16

O Evangelho é o mistério revelado por Deus à humanidade, é a verdade sobre a qual se alicerça a nossa fé. Neste versículo, que provavelmente é um hino da igreja primitiva, Paulo resume o Evangelho:

1. “Aquele que se tornou um ser humano”

Jesus se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade (Jo.1:14; I Pe.1:20). O Filho de Deus se fez Filho do Homem para, na sua carne, salvar toda a humanidade.

2. “foi justificado no Espírito”

Outra tradução diz “aprovado no Espíri-to”. Jesus Cristo cumpriu inteiramente a Lei de Deus, foi perfeito em tudo. A Bíblia diz que Cristo foi tentado em tudo, mas não pecou (Hb.4:15). O testemunho de Jesus nesta terra demonstrou que o seu espírito era justo. Cristo é perfeito, nunca pecou e foi aprovado nesta terra.

3. “visto por anjos”

Isto se refere à ascensão de Cristo, des-crita em At.1:9-11. Na realidade, em toda a vida de Jesus nesta terra os anjos tiveram participação. No nascimento de Jesus, os anjos apareceram aos pastores (Lc.2:8-20). Após a tentação, serviram o Mestre (Mt.4:11). No Getsêmani, um anjo conforta-va o Senhor (Lc.22:43). Na ressurreição de Cristo, um anjo removeu a pedra do sepulcro e sobre ela se assentou (Mt.28:2). O anjo falou às mulheres que Jesus havia ressuscitado (Mt.28:5-7). Hoje, o Senhor está no céu, rodeado de muitos anjos, que o adoram (Ap.5:11-12).

4. “proclamado entre as nações”

Jesus Cristo é a principal mensagem anunciada pela igreja a todas as nações. Em At.5:42: “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo”. Em At.28:30 vemos que Paulo anunciava o Reino de Deus e ensinava a respeito de Yeshua, o Messias, abertamente e sem impedimento.

A nossa missão é pregar o Evangelho de Cristo a toda criatura (Mc.16:15; Rm.10:14-15).

5. “aceito com fé pelos homens em toda parte”

Por meio da proclamação do Evangelho, Jesus foi anunciado entre as nações e a fé foi gerada no coração de multidões. Pela fé em Cristo Jesus somos salvos e nos tornamos filhos de Deus (Jo.1:12; Ef.2:8-9).

6. “e recebido novamente na glória”

Depois de cumprir a vontade de Deus nesta terra, morrer pelos nossos pecados e ressuscitar ao terceiro dia, Jesus foi elevado ao céu e desapareceu numa nuvem e assentou-se à direita de Deus (Mc.16:19). Depois de ser humilhado e ser obediente até a morte, e morte de cruz, o Senhor Jesus foi elevado pelo Pai até a mais alta posição e recebeu um nome que está acima de qualquer outro nome (Fp.2:8-9).

Porém, Cristo prometeu que voltará e quando isso ocorrer, ele tomará nossos corpos mortais e os mudará em corpos gloriosos semelhantes ao dele. A vinda de Jesus é a nossa esperança (Fp.3:20-21).
O mistério que ficou oculto por muitas gerações e nos foi revelado é o Evangelho, que tem como centro o Senhor Jesus, aquele que se tornou um ser humano, foi justificado no Espírito, visto por anjos, proclamado entre as nações e recebido novamente na glória.

Cristo é a nossa salvação e a sua presença em nós é a esperança da glória.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend