Carregando ...

Obreiro Aprovado

I Sm.17:17-37; II Tm.2:15
Avaliando o comportamento dos cristãos de nossos dias observamos que infelizmente, entra ano, sai ano e não crescem, não avançam, não amadurecem, antes continuam no mesmo estágio. O mais grave, é que há outros, que como não bastasse a estagnação, estão regredindo.

Davi se tornou um tremendo líder e os traços de sua liderança não se manifestaram somente quando derrotou Golias, quando assumiu o trono. Muito antes disto, ainda na solidão do curral, Davi já demonstrava as qualidades de um líder (obreiro) aprovado.

Os traços de um obreiro aprovado se manifestam exatamente quando não há ninguém olhando, quando não há ninguém para aplaudir. Tem muita gente enganada, pensando que liderança aprovada se manifesta nos cultos do domingo, na apresentação do fruto fiel, nos eventos de colheita.

Neste texto Davi deixa dois exemplos práticos e fundamentais para uma liderança aprovada:

1) Davi sabia ser governado e governar.

Este é o primeiro passo para se tornar um obreiro aprovado. Quem não sabe ser governado, não sabe exercer governo.

Tem muito líder que está paralisado porque não sabe ser governado, não aceita receber ordem, diante de um confronto se justifica ou se rebela. Outros, não avançam por que não sabem governar; não tem tato
para lidar com pessoas, e não tem governo sobre suas próprias vidas: emoções, recursos financeiros, tempo.

2) Davi era responsável, não pela obrigação da responsabilidade, mas pelo prazer de cuidar dos interesses do pai.

Responsabilidade é a marca do caráter aprovado. Davi manifesta esta marca quando livra suas ovelhas da boca do leão e das garras do urso.

Seus irmãos estavam no exército, seu pai cuidava de outros interesses, e ele estava sozinho cuidando das ovelhas. Mesmo na solidão, no aparente esquecimento, Davi não abriu mão da responsabilidade e lutou pela integridade das ovelhas que estavam sob seu governo. Exerceu autoridade, mesmo sabendo que ninguém via, ou talvez, ninguém viesse a saber o que fez (ele não buscava aplausos).

O líder aprovado é responsável e tem prazer em cuidar dos interesses do Pai. Quando estou cuidando dos interesses do Pai?

Quando dou testemunho de verdadeiro servo de Deus;
– Quando minha célula se reúne pontualmente no mesmo local, dia e hora;
– Quando preencho com veracidade os relatórios;
– Quando auxilio nos cultos;
– Quando leio a Palavra e oro diariamente;
– Quando sou fiel nos dízimos, primícias e ofertas.

Saul tentou vestir Davi com uma armadura real, mas ele sabia que sua vitória, seu avanço, suas conquistas, não dependiam do título ou das vestes. Sua liderança aprovada era fruto da dependência de Deus. E mesmo sem ser um guerreiro, mesmo sem ter uma arma de guerra, derrubou Golias e o matou
com sua própria arma, a espada.

Davi foi um líder aprovado porque priorizou os valores espirituais. A única forma de vencer, leão, urso e gigante é com a palavra, espada afiada, que nos protege, nos ensina, nos exorta, nos consola. Essa foi a atitude de Davi, não se deteve pelo governo humano, não se deteve pela carnalidade, não se deteve por vozes desmotivadoras, mas ele continuou avançando até chegar ao trono.

Quem está em busca de título, de posição, nunca será aprovado. Deus tem um caminho que está acima da vaidade humana. Deus quer fazer de você um obreiro aprovado.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

  • Para célula
Tudo novo!
All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Send this to a friend