A procura de um Líder Restaurador

[social-share-display display="1561552678" force="true"]

Neemias 1:1-4

Há muitos tipos de líderes, porém poucos tem o perfil de um líder restaurador. No meio do caos, das dificuldades é onde esse líder se manifesta, aparece, mostra seus valores e qualidades. O verdadeiro líder é aquele que quando desafiado, reage.

Quando Neemias ficou sabendo do estado de Jerusalém ele ficou muito aflito. Poderia ter ficado se lamentando, ou ter tido uma atitude de total indiferença, porém, ele decidiu ser a resposta, ele decidiu ser um solucionador de problemas e não mais um murmurador. Não podemos ter uma atitude passiva em meio ao caos. Neemias sabia que Deus estava lhe convocando para uma grande obra de restauração.

Neemias era apenas o copeiro do rei, mas assumiu para si uma grande responsabili-dade de realizar uma grande obra para Deus. Aos olhos de muitos a restauração parecia impossível, mas Neemias se dispôs a ser a resposta de Deus. A liderança de Neemias foi forte porque ele não estava apoiado em um padrinho político ou a uma posição social, mas ele tinha uma motivação interna muito maior: amor  a Deus e a seu povo, não querendo vê-los na ruína.

O individualismo tem atado a liderança de muitos que só pensam em se dar bem, em seu sucesso pessoal, não se importa com a necessidade do outro. Se queremos implantar o Reino de Deus, a necessidade do povo, passa a ser a nossa necessidade.

— A visão do líder.

A visão do líder sempre deve ser a mais ampla. O líder enxerga muito mais longe do que os outros, vê antes. Deus está nos dando uma visão mais ampla, mais abrangente para que possamos ser restauradores em nossa geografia.

O líder nos desafia, nos motiva, nos mostra que somos capazes de fazer muito mais que estamos fazendo. Pessoas que nos desafiam são as que nos amam. Neemias desafiou o povo a edificarem os muros. As pessoas têm um potencial tremendo, porém a maioria não sabe que tem tanta força e também não sabem como usá-la.

Neemias colocou a mão na massa, (modelo) porém seu papel mais relevante foi desafiar o povo a acreditar que eram capazes, mesmo debaixo de oposição e zombaria.

— Um líder que influencia.

A influência é missão e ferramenta do líder. O sucesso de Neemias se deu, não por que ele fosse um super-homem, mas por que ele foi capaz de converter um povo à sua visão, fazer de uma gente acomodada e desistida, um exército de reconstrutores altamente com-prometidos com a causa. Qual o segredo do sucesso de Neemias?

1. Homens de influência são movidos por uma paixão e não simplesmente por um encargo ou estratégia.

2. A visão nasceu no coração deste homem e não em sua mente; conquistou primeiro os seus sentimentos para depois conquistar a sua razão.

Líderes que são movidos apenas por responsabilidade ou constrangimento têm fôlego curto; enquanto os apaixonados, não apenas tendem a ser indesistíveis, como também. Tamanha foi a influência de Neemias que todos os cidadãos de Jerusalém fizeram sua parte no imenso trabalho de reconstrução dos muros. O coração do povo estava motivado e cheio de esperança, por isso se inclinavam a trabalhar (Ne 4:6)

— O líder não fica parado com os opositores.

Nosso sucesso deixa o inimigo furioso. sempre deve ser a mais ampla. O líder enxerga muito mais. Todo guerreiro desperta a fúria e desgosto no inimigo. Aquilo que parecia humanamente impossível se tornou realidade. O Senhor está nos despertando e veremos um mover restaurador a partir de nossas vidas.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend