O que está te deixando encurvado?

[social-share-display display="1561552678" force="true"]
oquetedeixaencurvado
oquetedeixaencurvado

Lc. 13:10-17

Esta pergunta te coloca em uma posição de se perguntar quais as coisas da vida que estão te deixando encurvado.

Jesus começou a ensinar na sinagoga, mas os seus ouvintes nunca imaginaram que naquela reunião fosse acontecer algo diferente. Assim também acontece hoje, a qualquer momento uma intervenção divina pode chegar na tua vida, na tua casa e o teu clamor ser ouvido.

Jesus pregava e, de repente, uma mulher daquela sinagoga enferma há 18 anos, entra e o Mestre dá um comando de cura e o milagre aconteceu imediatamente no seu corpo.

Este fato é paralelo aos dias de hoje. Assim como aquela mulher, vemos pessoas encurvadas na alma que também estão precisando de uma intervenção divina, porque aquilo diante de quem você se curva denuncia a quem você serve.

Vemos hoje muitas pessoas que estão se prostrando, como aquela mulher que se encurvava sem ter escolha, pois o seu corpo não lhe dava permissão de se levantar. Muitos aqui podem não estar com o corpo encurvado, mas encurvados diante de enfermidades, de dívidas, de pessoas que estão te oprimindo ou de uma situação familiar que te deixa prostrado. Mas, assim como aquela mulher que ficou 18 anos se prostrando diante de tudo na vida e, finalmente, chegou o dia em que ela se prostrou diante de alguém que merecia e que daria resposta à vida dela, hoje você está sendo convidado a se prostrar diante daquele que tem resposta para a tua vida.

Coisas importantes neste texto:

1. Compaixão não pede permissão.

Se tem algo que você não tem que pedir é para ajudar alguém. A compaixão é exercida no lugar em que você está. Os religiosos queriam que Jesus pedisse permissão para ajudar aquela mulher, mas isto não existe, porque só basta você tomar uma decisão de que será uma benção na vida das pessoas onde você estiver para glorificar o teu Senhor.

Aquilo que você fez e o que fizeram por você, a glória tem que ser de Deus. O que sustenta um chamado é quando ele não é abastecido por elogio.

2. Qual é a causa que tem te feito encurvar?

É comum ainda hoje nos países monárquicos você se encurvar diante de uma autoridade e, com esta atitude, você diz que está se submetendo àquela pessoa.

Aquela mulher fazia aquilo não por escolha, mas vivia encurvada, assim como tanta gente que se encurva e presta uma adoração diante daquilo que não merece. Você pode estar encurvado:

a) Por uma causa: I Re. 18:42 – Elias estava encurvado pela causa de uma nação. Deus vai te dar uma causa tão nobre que fará você cair de joelhos diante do Pai. Se encurvar por uma causa pode.

b) Sl. 38:6 Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia. – O salmista diz que estava prostrado por causa do pecado e não tinha força pra se libertar. O diabo quer que você se prostre diante do pecado. Mas, Deus hoje vai tirar esta encurvadura da sua vida, do seu corpo e te libertar. Basta uma decisão!

c) Lc. 13:11 – Aquela mulher tinha um espírito de enfermidade e andava encurvada por causa de demônios.

 3. Estás livre!

O que se dizia é que de modo algum ela poderia endireitar-se (verso 11 e não podia de modo algum endireitar-se). O relatório que se dizia daquela situação é que de modo algum se resolveria. O que de modo algum pode endireitar-se em sua vida? Você já ouviu a frase: Isto não tem jeito! Você não tem jeito! Você não se ajeita!

Este era o relatório do modo deles, mas quando entra o modo de Deus, as coisas começam a mudar.

A Palavra de Jesus é outra: Estás livre! Eu endireito! Eu vou me mover nesta causa!

Primeiro Jesus fala depois Ele toca. Suas palavras tocam onde suas mãos jamais vão tocar. Quando você libera uma palavra, ela tem poder de tocar.

Você precisa usar o poder da palavra liberando decretos e cancelando sentenças do diabo que vem contra você, contra sua família e geração.

4. Jesus opera o milagre completo.

Jesus atuou em dois níveis: verso 11 (11 … endireitar-se.), endireitar, está no nível da alma. Jesus começa a cura onde, de fato, ela tem que acontecer, no nosso interior. No verso 13 (13 E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus.), endireitou está no nível físico, visível, ligado à enfermidade do corpo.

5. Por que não conseguimos nos endireitar?

a)    Porque não desejamos o suficiente.

b)    Porque não conhecemos o nosso potencial – este lugar ativa o teu potencial. Você já tem dentro de você aquilo que você precisa.

c)    Porque esperamos que outros venham nos ajudar.

Situações possíveis:

Corpo ereto, alma encurvada: na sinagoga tinha mais pessoas encurvadas. A visão daquele povo era de que a situação da mulher não tinha mais jeito, o que demonstra o quanto ele também era doente. Às vezes, olhamos o quanto os outros precisam de Deus, mas não vemos o quanto nós mesmos estamos enfermos e precisamos de ajuda.

Corpo encurvado, alma ereta: tem pessoas que caminham com Deus e tem todas as convicções da Palavra, porque o peso pode encurvar o seu corpo, mas não a sua alma. Tem pessoas aqui que estão no limite, em um nível de stress – peso além do que pode suportar. Não é que você não creia, mas é que o suporte não aguenta o peso de tanta gente. Deus quer aumentar a sua capacidade e tirar você de alguns níveis de peso que não te pertencem.

Corpo ereto, alma ereta: esta é a decisão!

1 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend