Subindo ao Monte

[social-share-display display="1561552678" force="true"]

Êxodo 24:12-18.

Desde o inicio de seu ministério, Moisés aprendeu que, para encontrar Deus, ele pre-cisava subir o Monte. Foi no monte Horebe (ou Sinai), que ele teve sua maior experiência com Deus, a revelação real do Deus que ele estava servindo.

Deus manda Moisés subir no monte Sinai. Mas ao subir, Moisés nao deixou o povo só (Vs.14 – Moisés deixou o povo com seus 12). Por se demorar 40 dias, Ex.32:2 diz que o povo se corrompeu; Arão nem se-quer argumentou, confrontou; ele não prote-geu o líder, tomou logo suas decisões con-trariando todo o ensino dado por Moises até ali. Você precisa ter convicções de quem você é em Deus e não ceder as pressões do povo.
Deus reagiu contra eles. Ex.32:10 – A vontade de Deus era destruí-los pela ingrati-dão.

O povo murmurava contra Moisés e uma coisa Deus fez: Deus proibiu Moisés de desistir. Só os fracos desistem; os medío-cres param.

Sabe o que sustenta o líder diante disso tudo? O Monte. Moisés sabia para onde de-via ir (vs.15).

Vamos analisar o lugar onde eles esta-vam. Eles estavam em Refidim.

Refidim é o lugar marcado por milagres.

É o lugar onde Deus falou com Moises; é onde o líder fica marcado por milagres.

Refidim é o lugar onde as águas correm e não são vistas.

É o lugar dos segredos, coberta de mon-tanhas para te proteger. As aguas são uma simbologia da palavra, a palavra é esta agua que corre sobre as montanhas, mas não é vista, somente aqueles que sobem a monta-nha podem ver seu poder de abrir caminhos entre as rochas.

Os segredos de Deus estão na palavra revelada e não na escrita. Por isso Refidim é um lugar cujo nome é precipício que gera vida. Este lugar Moises levou cerca de 3 milhões de pessoas, para o precipício da vida.

E quando estavam lá, não conseguiram ver as aguas, começaram a murmurar. O que vejo é a falta de prudência; o diabo encontra vantagem quando murmuramos. A palavra está acessível a todos, mais nem todos se saciam nas suas aguas, continuam com sede.

Moises disse a Deus: o povo voltou a murmurar. Deus disse a ele: Eles estão com sede, vs.8 – “falai a rocha, e dará a sua água”. A vara era a autoridade. Com ela Moi-sés feriu o rio no Egito e a água se transfor-mou em sangue. A vara já tinha feito sua obra, agora não devia ser usada. Não era hora da vara, era a hora da boca, mas ao invés disso: Moisés, o homem mais manso da terra (Nm.12:3), agiu diferente ao comando recebido (vs.10).

Moisés, aborrecido com a murmuração do povo, feriu a rocha duas vezes (Nm.20:11), quando Deus mandou falar. Em Horebe era preciso ferir, agora em Cades era só falar. Hoje para a salvação chegar a você, só é preciso falar, confessar Jesus co-mo Senhor da sua vida.

Jesus Cristo só podia ser ferido uma vez (I Pe.3:18). Para receber a água da vida, a salvação perfeita, só é preciso falar ao Filho de Deus (Rm.10:9). A partir da sua experiência com o novo nascimento, você é despertado a subir o monte, este é o lugar da permanência, no topo do monte, lugar da sua maior segurança.

 

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend