Carregando ...

Quem são meus discípulos?

quemsaomeusdiscipulos
quemsaomeusdiscipulos

Lucas 14:25-33.

Jesus deixou registros na história, da dificuldade que os homens têm em segui-lo. No vs.25 diz que grandes multidões estavam atrás dele, e Ele os questionou: o que queriam, o que buscavam?

O ministério de Jesus, curiosamente demorou 30 anos para começar. Durante esse tempo, ele ficou observando o comportamento dos judeus, sua rotina, seu discurso, seus projetos… Depois de 30 anos, Ele decidiu se manifestar por que:

1. O plano do Pai precisava ser executado;

2. O homem tinha a lei, mas vivia escravo dela, cumprindo apenas pela tradição familiar. Eram extremamente religiosos em frequentar a sinagoga, mas muitas outras atitudes já estavam bem distantes do principio e da Lei dada através de Moisés.

“Cristo voltando-se” – esta expressão fala muita coisa. Observe que Ele era seguido por uma multidão e aparentemente, toda esta gente queria saber mais dEle, queria mais de seus milagres. Ele precisou voltar. Voltar-se para que essa multidão não continuasse a segui-lo de forma alienada ou errada. Temos que voltar para rever nosso discipulado.

Jesus se voltou para eles e fez o teste do discipulado:

1º Teste: RENUNCIA (Vs.26)

Em outras palavras, Ele queria saber: estás disposto a abrir mão de você, de sua família?

I Tm 5:8 Ele adverte a cuidar de sua casa. Esta expressão de Jesus se refere a renuncia das tradições familiares. Alguns ouvem: “tu nasceste em uma religião, não podes mudar ou profana-la”; Jesus aqui estava enfatizando que seu discípulo não se importa em perder nada, o que ele não queria era perder Cristo por nada. A renuncia aqui era a certeza que seu chamado para segui-lo era inegociável.

2º Teste: MORRER DIARIAMENTE (Vs.27)

Significa encontrar o caminho da cruz. Mas não se trata de somente achar o caminho (Jo.14:6), o que precisa é muito mais: morra nessa cruz.

3º Teste: TER VISÃO DE LIDERANÇA (Vs.28)

A Visão Celular no modelo dos 12 é fazer de todo discípulo um líder. Para isso, seus olhos precisam vê-lo como um grande líder e não se dar por vencido em nenhuma circunstancia, até ver aperfeiçoada a obra de Deus na sua vida.

Este versículo fala de sua pretensão (“pretendendo…”). Que pretensão você tem com um discípulo novo convertido?

Fala também de construção (“construir uma torre”). Para se construir requer planejamento, projeto, levantamento de custos, prazo de execução… Só um líder tem essa visão de liderança para formar outro líder comprometido.

4º Teste: PERSEVERANÇA (Vs.29-30)

“Tendo lançado os alicerces…” – este é um trabalho exaustivo e requer de nós perseverança. Se queremos discípulos firme, na hora de lançar o alicerce (consolidação), persevere.

5º Teste: GUERRA ESPIRITUAL POR SEUS DISCÍPULOS (Vs.31)

Os discípulos de Jesus aprendem a soltar seus discípulos no reino das trevas para que vivam as bênçãos do Reino de Deus.

Quero concluir dizendo que todo líder deve ser um guerreiro espiritual, você tem que enfrentar os poderes demoníacos com a plena certeza de que mais são os que estão (de fato) com você, do que os que (apenas) te acompanham.

Depois de tudo isso, eu pergunto o mesmo de Jesus: Quem são meus discípulos?

Deixe um comentário

Conecte-se com a rede social a qual pertence
  Se inscrever  
Notificação de

Veja outros

All articles loaded
No more articles to load
Agenda da Semana Agenda da Semana

Send this to a friend