As atitudes de um vencedor

[social-share-display display="1561552678" force="true"]

Hebreus 11:24-27

A fé determina o destino, a identidade e o valor na vida do homem e da mulher de Deus. Toda benção é recebida e todo obstáculo é vencido pela fé. Uma vida cristã vitoriosa só é vivida completamente pela fé.

Moisés foi um dos vencedores da fé. Nes-te texto, encontramos algumas atitudes toma-das por ele através da fé, que marcaram sua vida e o levaram a ter sua grande experiência com Deus. São estas as atitudes de um vencedor:

1. Recusar (Vs. 24)

A recusa só pode ser feita quando se faz uma comparação de valores. O que Moisés estava comparando? O reino do Egito e toda a sua glória, já que ele seria o provável substituto de Faraó.

A recusa de Moisés se baseou no fato de que os anseios de sua alma não poderiam ser satisfeitos por valores terrenos e passageiros, mas sim por valores eternos. A nobreza de Moisés estava no fato de que o que ele queria estava mais alto e mais elevado do que aquilo que estava à sua disposição. E tal recusa foi totalmente consciente e sem a interferência de ninguém.

2. Escolher (Vs. 25)

Somos motivados por nossas escolhas. A escolha é um ato consciente e nela mostra-mos aquilo que realmente somos e como nos posicionamos nas nossas decisões. Recusa e escolha andam juntas.

A recusa de Moisés o levou a fazer a es-colha certa: Ele escolheu a identidade do povo de Deus. Para caminharmos em vitória, não podemos ter vergonha do Salvador e de Seu povo.

3. Deixar (Vs. 27)

O deixar para Moisés significou um ato visível decorrente de sua recusa e escolha, que eram atos invisíveis. Recusar o Egito e escolher a identidade do povo de Deus, mas permanecer lá significava a morte para ele, pois Faraó queria matá-lo.

O Egito é uma figura do mundo. Há uma sentença contra o servo do Senhor de que, se ele não deixar as coisas do mundo, certamen-te morrerá.

4. Não Temer (Vs. 27)

Não tememos quando temos consciência da nobreza da nossa escolha e quando decidimos confiar no invisível. Satanás queria que Moisés tivesse seus olhos no rei. Ao invés disso, Moisés manteve seus olhos no Rei dos Reis. O inimigo quer que você mantenha seus olhos nas circunstâncias, mas o vencedor olha firmemente para o Autor e Consumador da fé – Yeshua.

5. Ficar Firme (Vs. 27)

Aquilo que Moisés deixou foi algo visível. Porém, como recompensa, lhe foi dado um privilégio que homem algum jamais teve: ver a Deus face a face, falar com Ele boca a boca e ver a Sua Glória passar à sua frente. Moisés viu o invisível. Ele recusou o material, o visível e o passageiro, mas, em compensação, pode ver o espiritual, o invisível e o eterno.

Sua resposta à ameaça de Faraó foi: “Bem disseste, eu nunca mais verei o teu rosto” (Êxodo 10:29). Esta é também a resposta que o Senhor quer que seus servos fiéis deem a este mundo, pois isto os fará permanecer firmes até o fim, quando o Senhor Jesus voltar (I Coríntios 2:9).

Moisés foi um vencedor através da fé, porque recusou os prazeres transitórios, escolheu a identidade do povo de Deus, deixou todo comprometimento com a velha vida, não teve medo do visível e ficou firme ao ponto de poder ver o espiritual, invisível e eterno. Estas são as atitudes de um homem vencedor.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja outros

Agenda da Semana
Send this to a friend