Não Desça da Cruz

Marcos 15:30-32

Temos ouvido diversas palavras sobre a importância da cruz. Quando Jesus foi preso, houve uma disputa sobre quem ia para a cruz: Cristo ou Barrabás? Pilatos sabia muito bem que os principais sacerdotes estavam entregando Cristo por inveja (vs.10). Temos acompanhado várias barbaridades no Reino de Deus pelo mesmo motivo, inveja. Não só de líderes de discípulos como também de discípulos com inveja da posição do líder, inveja dos dons, da graça de Deus e ate do poder que o outro tem.

Pilatos, o que estava no poder, sabia que Cristo era inocente, sabia que as acusações eram por inveja e mesmo assim faz um plebiscito na época. No vs.12, pergunta: Que farei, então deste a quem chamais o Rei dos judeus? Ele não precisava saber a opinião popular, tinha autoridade para decidir, porém governava querendo apoio do povo, fazendo a vontade do povo, mesmo que errada.

Um líder, seja espiritual, político ou de uma organização, quando investido de autoridade precisa saber que não está ali por acaso, foi lhe dado autoridade por alguém para defender a instituição ou o órgão que representa.

Se líder espiritual – Deus o ungiu e o escolheu para fazer a vontade de Deus, não a sua e nem dos homens.

Se líder político – foi eleito ou nomeado para defender os interesses do governo quanto ao cuidado com a cidade e o povo de uma cidade, estado ou nação que o nomeou.

Da mesma forma um empresa privada – contrata seus dirigentes para defender interesses da empresa.

Vs.15 diz que Pilatos “querendo contentar a multidão” – ele governava pelos aplausos, pelos votos, para manter-se na posição e não pelo correto. É lamentável encontrar no meio das organizações religiosas dos nossos dias tantos Pilatos, que não governam honrando Deus, saíram dos princípios da ética, da moral, não defendem mais o que Deus mandou fazer ou ensinar, mas o que a multidão gosta de ouvir. Administra para contentar a multidão, ainda que esteja levando justos a morte, não se importando com o que o Senhor deixou de registro para fazer.

Quantas pessoas desviadas conhecemos? Pelo engano de Pilatos dos nossos dias, pessoas que desistiram de Jesus por causa de líderes com comportamentos errados, posturas erradas, mau testemunhos, estão tirando várias pessoas do Caminho pela decepção, frustração.

Quem você quer contentar? Sua postura tem crucificado Cristo e soltado Barrabás? Estamos repetindo a mesma cena, a mesma historia. Não bastasse a crucificação, o escarnio – Vs.30 – “salva-te a ti mesmo, descendo da cruz”.
“Descer da cruz” – Esta é a sugestão do diabo.

– Prova que o líder não conhecia e não conhece os planos de Deus.
– Prova que tinha uma visão errada de salvação;
– Prova que segue as orientações do governo do diabo e não de Deus, por isso suas atitudes são perseguição, maledicências, calúnias, opressão, morte… obras do governo satânico na terra.

Lúcifer sabia que se Jesus descesse da cruz, estaria frustrando os planos de Deus para resgate do homem, porque está escrito: sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados, não há salvação.

Lúcifer usou sua tática de provocação – como ele tem alcançado êxito com isso! Muitos quando provocados, reagem violentamente, com ódio, com desejo de vingança sem que perceba, aceitou a proposta de descer da cruz. Todo aquele que desce da cruz desiste da morte, desiste da salvação, desiste de Cristo. Continua vivo para o mundo, mas morto para Deus. Que triste!

Todos passavam por Jesus e o provocaram. Vs.29 – blasfemavam, cuspiam, o igualaram a um ladrão. Quando o ladrão estava sendo solto, o justo estava sendo preso. A mesma inversão de valores que temos visto em nossos dias. Os ladrões andam soltos nas ruas enquanto os justos estão presos em suas casas cheios de grades, câmaras de filmagem, cerca elétrica, todo um aparato como se fossem bandidos sendo monitorados. O ladrão Barrabas sendo solto e o justo Cristo sendo preso.

Estamos vivendo isso todos os dias, quando o ladrão aqui é o diabo que roubou nossa liberdade de ir e vir, de expressão, religiosa, com tantas acusações de homofobia em tudo que falamos ou fazemos, roubou a alegria de muitas famílias, destruindo casamentos, relacionamentos familiares, roubou o sonho, o futuro, a vida, muitos se suicidando desistindo de viver. Quem é esse ladrão? Satanás. Invertendo valores, criando leis para legalizar o engano, a mentira, a destruição.

Eles provocaram Jesus igualando-o a um ladrão, até os outros condenados o insultaram (vs.32). Mas Jesus mostrou que não há salvação sem cruz, por isso foi até o fim. Não desceu da cruz, não desceu da sua posição de autoridade, de governo, de rei.

Mesmo depois de morto, quando José foi reivindicar seu corpo para o sepultar, o texto diz: vs.46 – “baixando o corpo da cruz” – descer é uma ação voluntaria, baixar o corpo, não. Ele foi conduzido, não houve expressão de vontade.

A vontade de Jesus foi cumprida na terra (cruz) e no céu (Pai). O plano de Deus deu certo, Ele cumpriu até o fim, por isso ao 3o dia, toda nossa historia foi revolucionada com o fato inédito – ELE RESSUSCITOU!

Mc.16:6-7 – Ide anunciai por onde passar que Ele vive, e vive em você. Anuncie que o governo de Deus continua soberano e não se submeta a vontade de homens ímpios; mantenha-se firme como Jesus até o fim.

 

O roubo dos filisteus

I Sm.5:1-2

Quem eram os filisteus? Eram os maiores inimigos do povo de Deus. O que eles fizeram? Tomaram a arca, que era fruto de oferta do povo de Israel. Os filisteus tocaram naquilo que era do Senhor, pegaram o fruto da oferta, as coisas consagradas ao Senhor. Veja o que aconteceu: “Porém a mão do Senhor se agravou sobre os de Asdode, e os assolou; e os feriu com hemorroidas…” (vs.6). Leia mais

Pique-Esconde

TEXTO:Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”. (Provérbios 15:3) Leia mais

O valor da honra

I PEDRO 2:17

Quem escreveu essa carta não foi o brilhante Paulo, mas um iletrado pescador chamado Pedro. Pedro tinha um conhecimento empírico (aquilo que você aprende através das experiências da vida). Pedro foi um homem que aprendeu errando, e um de seus erros foi cortar a orelha do soldado. Nós também cortamos muitas orelhas por aí, com palavras, atitudes, aquela olhada de lado. O mesmo Pedro que ao andar sobre as águas teve medo, por causa dos ventos e afundou, é o mesmo Pedro que, anos depois, curava pessoas por meio da sua sombra – o Pedro que afunda sem fé, depois tem uma fé sobrenatural para curar. A TUA FÉ DE HOJE NÃO MEDE QUEM VOCÊ VAI SER DAQUI UNS ANOS. A tua realidade de hoje não dirá quem você será amanhã. Não pense que você já esta definido, você está em construção.
Leia mais

Há tempo para tudo

TEXTO:Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo para cada propósito debaixo do céu”. (Eclesiastes 3:1) Leia mais

Você tem um valor!

João 3:16

Hoje vivemos em um mundo que estabelece o valor das pessoas pelo seu status ou condição financeira; um mundo onde o valor de uma pessoa se tornou superficial, onde descartamos com facilidade e desprezamos o desigual; mundo onde nos esquecemos que cada ser humano é um indivíduo único e especial, criado por Deus! Para muitos, não é possível enxergar valor em uma pessoa que talvez não tenha nada para oferecer, mas nós temos alguém que nos enxerga de uma maneira única, diferente e especial: Jesus! Leia mais

3ª REFORMA

Texto básico: Gn 1:1 e 31

O Reino de Deus é um reino soberano. A Bíblia diz que todas as coisas estão debaixo do seu governo. Ele governa sobre todas as coisas. Quer dizer TUDO, pelo Seu poder. TUDO foi criado por Ele e para Ele. TODAS as coisas continuam por causa dele. (Cl 1:16;20) Leia mais