Taking too long? Close loading screen.

A Bíblia escondida na casa de Deus

0

Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”.

(Salmos 119:10-11)


O rei Davi foi um homem de muitas vitórias, mas seu maior reconhecimento foi o de ser chamado “homem segundo o coração de Deus”. Neste salmo, podemos compreender o motivo disso: ele guardou no coração a palavra de Deus, e buscou seguir fielmente a todos os seus ensinamentos, buscou ao Senhor com todo o seu coração.

Diferente de Davi, outros reis se levantaram em Israel ao longo do tempo e se corromperam, não adoraram ao Senhor e ainda levaram o povo a pecar contra Ele, adorando a outros deuses. No entanto, surgiu um rei chamado Josias, que começou a reinar sobre Israel quando tinha apenas 8 anos! Ele era uma criança, mas ele fez o que o Senhor aprova e andou nos Seus caminhos sem se desviar (II Reis 22:1-2).

Imediatamente, quando começou a reinar, Josias mandou reformar o templo do Senhor, para que o povo voltasse a congregar e a adorar ao Deus verdadeiro. E foi nessa reforma que o sacerdote Hilquias encontrou o Livro da Lei. Agora vamos pensar: como é que o Livro da Lei se perdeu dentro do Templo? Anos antes, ele havia sido guardado, para evitar que fosse destruído. O problema foi que, por estar bem escondido, o povo facilmente esqueceu dele e abandonou o Senhor. Perder a Bíblia na casa de Deus e só encontrá-la depois de muito tempo, por acaso, revela o quanto o povo havia se afastado do Senhor. Por isso encontrar foi muito importante, pois só assim, o rei Josias poderia conduzir o povo à reforma (não somente física – do templo, mas também espiritual – dos corações).

Você já esqueceu de onde guardou a sua Bíblia alguma vez? E quanto tempo depois deu falta dela? Quando o povo de Deus se esquece de ler a Bíblia e não a tem como regra de fé e prática, as falsas doutrinas tomam o seu lugar. Quanto mais nos afastamos dos ensinos bíblicos, menos consciência temos de nossos pecados.

O Apóstolo Paulo disse que é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado (Rm.3:20), e foi isso que aconteceu com o rei Josias – ao ouvir as palavras do Livro da Lei, o rei rasgou suas vestes como quem rasga o coração diante de Deus, tocado pelo arrependimento.

 

Devemos guardar, como disse o salmista, a Palavra de Deus em nosso coração, com todo zelo, e obedecê-la fielmente. A Bíblia não é um amontoado de palavras inúteis, ela é a nossa vida (Dt.32:47); ela é a Palavra de Deus, por isso precisamos lê-la, estuda-la, compreendê-la e obedecê-la. Apenas ter a Bíblia em casa não fará diferença alguma na sua vida, portanto, desenvolva o hábito de ler a Bíblia com frequência e aproveite o ensino ministrado na igreja para crescer no conhecimento do Senhor.

 

Deixe uma resposta