Taking too long? Close loading screen.

O papel do servo

0

Êxodo 17:8-15

COMO TENHO SERVIDO A DEUS?
Encontramos neste texto 3 tipos de servos de Deus:

1) O servo com iniciativa, intercessor: Moisés (vs.9)

Ele tomou a iniciativa assim que viu a necessidade. Amaleque veio para a guerra contra Israel, Moisés imediatamente Chamou Josué para defender o povo. Por que ele mesmo não foi pelejar? Porque a outra parte é a mais difícil, é a mais negligenciada, é a que o povo menos gosta de fazer. Moisés foi para o monte interceder. Ele viu que era preciso de gente para lutar e para orar.

Este ministério é tão importante que quando Moisés levantava a mão abençoando o povo de Deus prosperava e quando abaixava perdia (vs.11). Ao vermos problemas na Igreja precisamos agir rápido e nunca reclamar, mas abençoar sempre.

Mas Moisés se CANSAVA e precisava de ajuda para continuar de mãos erguidas. Isso mostra que quem está à frente também se cansa e precisa de apoio (vs.11). Deus nos chama para tomar iniciativa e abençoar!

2) O servo que ajuda e é companheiro: ARÃO e HUR (vs.12b)

Junto com Moisés estavam Arão e Hur, eles viram que Moisés estava cansado e providenciaram uma pedra para ele se sentar e também ficaram segurando as mãos de Moisés para o ajudar a abençoar o povo até o anoitecer.

A pedra aqui simboliza Jesus. Moisés precisava de um apoio para se firmar e Jesus é a nossa rocha e fortaleza. Muitos ao invés de ajudar o irmão a se firmar na rocha ficam jogando pedra e pesando o braço. Quem está à frente precisa de ajuda e Arão e Hur foram um apoio para Moisés. Deus nos chama para estar ao lado dos irmãos ajudando e abençoando.

3) O servo obediente e corajoso: Josué (vs.10)

Josué era um jovem de aproximadamente 40 anos. Ele não questionou de Moisés, Arão e Hur ficarem só orando, mas obedeceu e partiu para a luta com a confiança de que alguém estava orando por ele.

Josué foi corajoso, enfrentou o problema e venceu, mas com a ajuda dos irmãos. Às vezes o sucesso da obra não é devido a quem está na frente, mas àqueles que estão abençoando e apoiando. Por isso a vitória não era só de Josué. Qual o seu papel na obra de Deus? (vs.14,15)

O Senhor mandou Moisés escrever aquela vitória. E nós também podemos escrever que se na Igreja cada um fizer a sua parte todos seremos vitoriosos. Moisés edificou um altar e chamou “o Senhor é a nossa bandeira”. Este foi um ato de louvor ao Senhor que é a nossa esperança e símbolo de vitória.

– Qual o chamado de Deus para você?
– O que você está fazendo com suas mãos?

JUNTOS PODEMOS MUDAR A NOSSA NAÇÃO – É HORA DE RENOVAR

Deixe uma resposta