Taking too long? Close loading screen.

O preço da desobediência

0

Juízes 6:1-6

A Bíblia é muito clara quando diz que não tem maldição sem causa. Indagar os “porquês” para Deus não cabe, uma vez que todos sabemos exatamente o que fazemos. Toda semeadura tem uma colheita. Antes de se queixar de Deus e para Deus, devemos parar para refletir o que causou aquela situação.

Vs.1 diz que: “Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor”. Fazer, praticar o que é mau, isso não é um ato involuntário, mas consciente. A orientação foi dada, o ensino foi dado.

Experimentamos o resultado da obediência e da mesma forma, também passamos a experimentar os efeitos da desobediência: “o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos”. Enquanto andamos na obediência, estamos guardados nas mãos do Senhor. Quando mudamos de senhor, outras mãos nos seguram, não mais para nos guardar, proteger, mas para nos prender na malignidade, na miséria e ruina (física, emocional e espiritual).

O que vemos neste texto? Os Israelitas mais uma vez chegando no fundo do poço para poderem ver a necessidade de retornar para Deus. Quanto sofrimento teriam evitado se tivessem confiado no Senhor! Voltar-se para Deus não deve ser o último recurso; devemos buscar a sua ajuda diariamente. Isso não quer dizer que a vida será fácil. Haverá lutas, mas o Senhor nos dará forças para superá-las. Não espere até o último momento. Busque a Deus em primeiro lugar em qualquer situação.

Israel viveu dias terríveis porque os midianitas poderiam ter escravizado e feito deles seus servos para plantar e eles apenas usufruiriam do fruto da terra, da colheita, mas ficou claro no texto que esse não era o objetivo deles, os midianitas os deixaram numa aparente liberdade.

Vs. 3 – “cada vez que Israel semeava, os midianitas e os amalequitas, como também os povos do Oriente, subiam contra ele” (buscar o produto da terra? Não).

Vs.4 – “… subiam contra ele. E contra ele se acampavam, destruindo os produtos da terra… e não deixavam em Israel sustento algum, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos”.

Vs.5 – “… e entravam na terra para a destruir”.

Vejam a dimensão da maldade. Eles não atingiam as pessoas diretamente, não levavam seus produtos, mas destruíam sua fonte de subsistência. Hoje a conversa não mudou, Satanás tem destruído a vida de muitos que até um dia foram crentes fervorosos, destruindo sua produção, sua fonte de subsistência, o fruto do seu trabalho. Na hora de usufruir não tem nada, está sempre sem dinheiro, endividado… O que está acontecendo?

1. DESOBEDIÊNCIA – Começou as concessões e a fazer o que era mal aos olhos do Senhor. “não tem problema”; “o que que tem?” “não faz mal?”

Aos poucos não percebe que mudou de mãos, saiu das mãos protetoras de Deus para as mãos de Lúcifer e ele tem vindo para destruir tudo que você tinha enquanto andava com Deus, isso consequentemente vai destruindo o homem que já está emocionalmente desistido, assim como Gideão – emocionalmente triste, arrasado, sem forças para lutar.

2. INFIDELIDADE – Por conta da situação, deixa de honrar a Deus com seus dízimos, ofertas e primícias. Da mesma forma que Satanás vem roubar o fruto da terra, age como ele (seu novo senhor) roubando a Deus.

Na época da colheita, a casa do Senhor não vê os frutos, os descendentes dos midianitas e amalequitas destroem o fruto da terra “deixando a casa do Senhor sem sustento algum, sem ovelhas, bois ou jumentos” (vs.4).

Israel suspirou, desistido, sem forças, sem saber o que fazer. Estava muito debilitado com a presença dos midianitas. Vs.6 diz que: “então, os filhos de Israel clamavam ao Senhor”. Aqui está a saída para nós → clamar ao Senhor.

Vs.8 – O Senhor mandou um profeta para que o livramento venha – ouça o que o profeta diz.

Quer mudança? Está cansado? Desistido? Não vê seus frutos? Está sendo saqueado? Aqui está a saída: Volta para as mãos do Senhor, aquele que te protege.

Deixe uma resposta