Taking too long? Close loading screen.

Um Doze fora doze

0

Josué 4:1-7

Um líder que ouve a voz de Deus sabe o que fazer. Tem direção para a sua vida e para seus discípulos. Ouvir a Deus é a coisa mais importante na vida de uma pessoa, de um líder, de um doze. Josué foi um líder que ouviu a Deus. Deus falava com ele (Vs.1).

1) Se você ouvir a Deus você vai formar os 12 (Vs.2)

Deus disse para Josué chamar 12 homens do meio do povo, um de cada tribo. Onde estão seus 12? No meio do povo. Os Sacerdotes carregavam a Arca da Aliança do Senhor.

Por que do lugar dos pés dos sacerdotes? Porque os pés falam de firmeza, de caminhada, de equilíbrio. Então os 12 serão levantados desse lugar sobrenatural. Eles precisam vir de uma liderança firme, que tenha uma caminhada com Deus e seja equilibrada.

a) Pés falam de autoridade espiritual (Lc.10:19).

Serpentes são espíritos enganadores – Os doze vencem os espíritos de engano que se levantam contra a igreja.
Escorpiōes são espíritos opressores – Os doze vencem a opressão que se levanta contra o discipulado, as células e geraçōes.

Os Doze têm autoridade espiritual – Exercem essa autoridade em Nome do Senhor (Mt.10:1).

b) Pés falam de conquista de território (Vs.3).

Os doze são conquistadores de território. Lembre-se que toda conquista é processual. Deus não entrega a conquista toda de uma vez, mas pouco a pouco. Passo a passo Deus vai entregando novos territórios.

Em Atos.1:8, o Senhor Jesus ensinava para os 12 que a conquista seria processual. Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra. Precisamos valorizar cada território novo, consolidando-o para que possamos administrar os novos territórios que virão. As vidas são os territórios mais importantes a serem conquistados para o Senhor Jesus.

c) Pés também falam de Vitória Completa sobre Satanás.

Isso fala da POSIÇÃO espiritual da igreja (Rm.16:20; Josué 3:7).

De onde saem os 12? De onde se levanta os 12? Do lugar da Aliança, da Firmeza, desse lugar saíram as 12 pedras. Estas pedras estavam há muito tempo sendo lapidadas, polidas, preparadas para serem levantadas, estavam sendo polidas pelas águas do rio Jordão. Tem muitas pedras vivas no seu ministério que Deus vem lapidando há muito tempo e que serão seus 12. As pedras estavam lá. Valorize o que você já tem, trabalhe com o que Deus já te deu.

Jordão significa rio de Deus. O rio de Deus é a Sua Palavra. As águas do rio de Deus que é Sua Palavra há muito tempo vem lapidando você para ser doze e levantar uma equipe de doze (Sl.46:4).

Para ser doze tem que ser de Aliança e tem que ser firme espiritualmente. Tem que ser tratado e se submeter aos tratamentos de Deus na sua vida. Deus usa o líder para nos tratar, usa o discípulo, somos como uma lixa na vida um do outro.

As pedras levantadas eram transportadas no OMBRO, não em carros ou animais de cargas, mas nos OMBROS. Por que? Para dar a entender que devemos ser ombro um do outro. Que devemos ser responsáveis uns pelos outros. Para ensinar que ombros falam de governo, e governo fala de responsabilidade (Is.22:22-24). Sobre os OMBROS dos sacerdotes estavam a Arca da Aliança, sobre os ombros dos 12 se transporta a visão de aliança e cuidado uns pelos outros. Você deve servir de ombro para seu irmão, de apoio, de suporte na caminhada espiritual (Gl.6:2).

2) Os doze são um sinal para as futuras geraçōes (Vs.6).

Você é um sinal de Deus para o futuro de alguém. Sinal que aponta o caminho para as próximas gerações. O que é um sinal? Sinal é aquilo que dá rumo, norte, direção. Você como 12 é alguém que sinaliza, que aponta o caminho, a direção. Você não pode estar sinalizando na direção errada, pois isso seria um desastre.

Deus se importa com as gerações futuras (vs.6-7). Quando você levantar os 12 o fluir no ministério, na igreja deixará de ser humano para ser divino. Diante da Arca da Aliança do Senhor tudo muda. Quem tem aliança caminha no sobrenatural. Os 12 são sobrenaturais.

Só uma ação sobrenatural poderia mudar aquele fluir natural das águas. Doze pedras tiradas do fundo do rio no tempo da colheita, tem uma significação poderosa para nós, pois fala do trabalho de Deus através da Palavra, fala que os doze são um milagre de Deus na nossa vida. É o poder de Deus revelando o seu governo sobre a terra; significam a Aliança e firmeza para conquistar e governar a terra.

 

Deixe uma resposta