Taking too long? Close loading screen.

Família, a conquista deste território

0

Nm.4:18-19; Dt.32:8 

Nossa família foi constituída por Deus para retratar nesta terra o Reino dos céus, mostrar como funciona, porém, estamos vivendo muito fora dos padrões estabelecidos, deste a criação. O zelo, o cuidado, o amor, estão sendo atualizados pelo homem e saindo do padrão estabelecido, por isso temos visto, tantos problemas, tantas separações, tantas brigas, pancadarias e até mortes. O que houve com esse projeto? Seu território foi invadido, muitos perderam o controle e já se renderam aos novos invasores.

Deus chama Moisés no monte Sinai e lhe dá um comando (Nm.3:6-7)Faze chegar a tribo de Levi e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam…”. Deus fez uma escolha: uma família, uma tribo com fins específicos. Dentro da tribo de Levi, 3 famílias foram separadas, também com atividades específicas: Os filhos de Levi escolhidos: Gerson, Coate e Merari (Nm.3:17).

Cada uma destas famílias teriam responsabilidades com os utensílios de Deus, usados no tabernáculo. O que coube a família de Coate fazer? Vs.29-31 – Tudo que tinha de utensílios que eram fundamentais para o ritual de consagração a Deus, estava na responsabilidade daquela família.

Deus escolheu esta família de Coate e lhe deu suas atribuições, que são minhas e suas também. A primeira delas:

  1. Terão eles a seu cargo a arca

Eles teriam que cuidar da arca. Todos sabem que a arca é o símbolo da Aliança entre Deus e seu povo. Estar aliançado não é somente ir no cartório e oficializar a decisão, o texto é claro quando diz que eles teriam a seu cargo a arca. Isso fala de cuidar dela, zelar pela sua limpeza, transporte e uso.

Como famílias de Deus nesta terra é importante lembrar que está sobre nossa responsabilidade algo importante. O transporte da arca era sobre os ombros dos levitas, por muitas vezes, pôde parecer pesado demais, outras, estarem cansados, talvez até desejassem parar para descansar, mas sabiam que uma coisa não podia acontecer: desistir, se negar.

Eles eram fruto de uma escolha, Deus escolheu aquela família para isso, por isso quando você olhar para sua família, pense na aliança, pense que vocês são escolhas de Deus, e ainda que o relacionamento pareça pesado, difícil de caminhar ou até mesmo esteja cansado, você não pode quebrar essa aliança, não pode desistir. Levar a arca sobre seus ombros, é uma responsabilidade assumida diante do altar de Deus quando disse: sim.

  1. Os coatitas, além da arca, deveriam levar a mesa.

Sua responsabilidade como sacerdote de sua casa é zelar pela mesa. A mesa não fala somente de comunhão, nela eram oferecidos os sacrifícios a Deus; na mesa tinham os pães da preposição.

Muitos lares estão perdendo território porque não tem mais mesa na sua casa. Preste atenção, na mesa servimos os alimentos, o que vocês têm comido? A mesa não tem mais alimento, não tem mais ensino. O que aconteceu com as famílias é que o ensino da palavra foi negligenciado, transferido para as tvs, para os amigos internautas e o projeto foi desvirtuado.

  1. O candelabro

Acabou o azeite, a luz não acende mais. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo” (Jo.9:5). O que houve com a luz de sua casa? O candelabro virou um objeto decorativo, assim como a experiência com Jesus, ficou como uma história do passado.

Jó vivia dias terríveis, depois que perdeu sua família, perdeu seu patrimônio, Seu amigo Bildade foi visitá-lo e descreve a sorte do perverso dizendo (Jó 18:6) “A lamparina da sua casa não brilhará mais; em vez de luz, haverá escuridão”. Esse é o destino da família que mantem sua casa na escuridão. Os problemas se avolumam, as dívidas também, as acusações tomam proporções inimagináveis, por quê? A luz apagou. Jesus não governa mais a casa. Jesus não é adorado mais. Quem ocupou o altar dEle? Os coatitas deveriam cuidar do altar e dos utensílios do Lugar Santo.

  1. Dos altares, dos utensílios do Lugar Santo

As famílias hoje levantam muitos altares dentro de suas casas, estão se prostituindo espiritualmente, deixando o único Deus verdadeiro. Que altares foram levantados na sua casa? Quem está no lugar de Jesus dentro de sua casa? Por conta disso tudo o lugar Santo, que deveria ser cuidado pelos coatitas, está sendo profanado. Onde estão os coatitas de nossos dias? Deus te levantou para executar este serviço em seu lar, garantindo a posse do território.

Mas os coatitas morreram. O território ficou aberto e o inimigo entrou, ocupou seu lugar, trouxe um novo modelo de família, deformou o projeto. As famílias hoje são territórios invadidos por satanás.

Deus quer ressuscitar a geração de Coatitas, da tribo de Levi, um povo separado, para zelar pela aliança, pela mesa, pelos utensílios da casa, pelo lugar santo.

Nm.3:10 – Sacerdotes, este é o comando de Deus para você: se dediquem só ao seu sacerdócio. Reassuma seu lugar em seu lar, tire os ídolos, arranque os deuses que estão no altar de Jesus, traga a limpeza e a purificação ao seu lar, acenda a luz, devolva o governo para Jesus.

O apelo solene do Espirito Santo de Deus para esta geração (Vs.18): “Não deixem que as famílias de coate morram”.

 

Deixe uma resposta