Põe em ordem a tua casa

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

II Reis 20:1-7

Esse parece ter sido um comando equivocado do profeta Isaías. O capítulo 18 quando retrata o reinado deste rei, diz claramente que ele tinha 25 anos quando começou a reinar, reinou por 29 anos em Jerusalém, fez ele o que era reto perante o Senhor, removeu os altos, quebrou as colunas e derrubou os poste-ídolos que havia em Jerusalém, confiou no Senhor, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele, porque se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o Senhor ordenara a Moises. O Senhor foi com ele, para onde quer que saía e lograva bom êxito (2 Rs 18:1-7).

Porém recebeu uma palavra que abalou sua estrutura emocional: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás”. Com um histórico deste, o que estava errado na casa de Ezequias? Deus não disse põe ordem o teu reino, os teus bens, a tua vida financeira, porque estes estavam tudo em ordem, mas havia pendencias na casa do rei.

II Cr.32:27-29 descreve suas riquezas e feitos, porém não cuidou de sua casa, não preparou seu sucessor, não deixou legado de fidelidade para os filhos e nem se importava com eles. Diz a Palavra que seu filho Manassés assumiu o reino com 12 anos, reinou 55 anos, mas fez o que era mau perante o Senhor, fez tudo contrário ao que o pai fez, e fez pior ainda (II Cr.33).

Concluímos que o rei Ezequias apesar de sua fidelidade ao Senhor, não levou a sua casa a viver da mesma forma. Havia uma desordem espiritual em sua casa. Por que? Porque Ezequias pensava nele mesmo. Estava feliz com seus feitos, com sua prosperidade, com seu sucesso pessoal e não queria perder nada do que tinha, sua vida era confortável demais, a prova disso, foi quando sua saúde foi restaurada pelo Senhor. Deus ouviu sua oração e prolongou seus anos de vida por mais 15 anos. O que fez nesse novo tempo?

Recebeu uma visita de cortesia do mensageiros do rei da Babilônia pelo seu restabelecimento, ele gostou disso e mostrou tudo que havia em seu reino para os mensageiros (2 Re.20:12-13). O profeta Isaias foi enviado a ele para o confrontar acerca do que tinha feito e perguntou: O que viram em tua casa? Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse.

Vs.16-18 – O que fica claro aqui? Este rei era um homem com um coração egoísta que só pensava nele mesmo, não se preocupava com sua casa, com sua descendência. Não se humilhou para chorar pelos seus filhos, como fez por ele mesmo, pelo contrário achou boa a palavra porque ele mesmo não viveria isso, que terrível isso!

Seria uma oração maravilhosa se estivesse voltada para sua casa, mas sua oração foi falando de si.

– Uma pessoa que anda na verdade, não fica com ela só para si, leva os seus a trilhar a mesma rota;

– Um coração perfeito não é amante de si mesmo, ama o próximo, e não tem ninguém mais próximo que a família;

– O que pratica o que é bom aos olhos de Deus, envolve a família.

Todas estas alegações do rei Ezequias são frágeis porque não envolveram a sua célula principal. O seu andar na verdade deixa trilhas para que seus filhos andem no mesmo caminho, fale a mesma linguagem que você, tenha um coração que ame ao seu Deus por ver seus feitos sendo realizados em sua vida. Como podemos trilhar caminhos de fidelidade com tanta infidelidade familiar, confrontos dentro de casa por falta de testemunho? Ezequias era bom aos seus próprios olhos. Por causa de disso, Deus lhe deu outra oportunidade de organizar sua família, com a verdade, com um coração perfeito, integro, sendo bom aos olhos do Senhor. Porém não foi isso que aconteceu. Sua preocupação nos 15 anos seguintes que recebera, continuou sendo ele mesmo.

Qual tem sido a tua preocupação? Você que se acha tão reto como o rei? Como está a sua casa? O profeta trouxe 2 palavras do Senhor que quero concluir fazendo para você hoje:

Põe em ordem a tua casa. O que precisa organizar em tua casa? Uma casa organizada não vive atrás de milagres, ela esta em ordem. Uma casa em ordem, anda na verdade, vive a verdade e é liberta pela verdade da palavra (Jo.8:36).

O que viram em tua casa? O que estão vendo na sua casa, cristão? PÕE EM ORDEM A TUA CASA. Não chore por você para viver muito, chore pelos seus que estão se perdendo a passos largos indo para ao inferno. Interfira nessa trajetória errada, a misericórdia do Senhor vai alcançar tua casa.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.