Pra quê tanta regra?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

TEXTO:Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida”. (Provérbios 6:23)

Semana passada aprendemos que nossa família foi escolhida por Deus e é a melhor! No entanto, ser criança as vezes pode parecer bem complicado. Todo mundo “manda” em você e te diz o que você pode fazer, e principalmente, o que você não pode fazer. Nossas casas parecem um livro de regras, onde toda hora nossos pais ficam nos lembrando. E é muito chato ter sempre alguém no seu pé. Mas, será que as regras são apenas para nos deixar chateados?

Deus é perfeito em tudo o que faz. Quando Ele projetou a família, Ele também pensou no papel de cada um e deixou orientações para que todos façam a sua parte e assim, a família viva em harmonia e em paz.

O versículo nos mostra que o mandamento de Deus é como uma lâmpada que produz luz. No entanto, a luz não se sustenta sem uma fonte para alimentá-la, por isso, devemos manter o mandamento do Senhor dentro de nós. Instruir significa construir dentro. Os mandamentos de Deus nos constroem pessoas melhores. Deus é a nossa fonte, que nos permite enxergar todas as coisas espirituais.

Mas andar na luz requer disciplina, ou seja, uma vida regrada, onde buscamos frequentemente a Deus pela leitura da Palavra e pela oração. Quando as regras da Bíblia, os mandamentos de Deus nos governam, estão construídos dentro de nós, não temos dificuldades de nos submeter aos nossos pais. Então, a todo tempo, teremos respeito, obediência, amizade e honra para com eles.

A Bíblia nos ensina 3 pontos muito importantes:

  • Ser filho – Aos que O receberam, aos que creram no Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (João 1:12)
  • Ser obediente – Quem tem os mandamentos de Deus e os obedece, esse é o que ama a Deus. Este será amado do Pai, e o Senhor vai se revelar a ele (João 14:21)
  • Ser amigo – Seremos amigos de Deus se fizermos o que Ele nos manda (João 15:14-15)

O Senhor deseja que os filhos obedeçam seus pais. É possível ser amigo dos pais e obedece-los ao mesmo tempo. E é isso que Deus espera dos Seus filhos. Obedecer significa cumprir as ordens de alguém, deixar-se ser orientado por outra pessoa. Honrar significa tratar com respeito, exaltar e homenagear. Já a amizade é um sentimento que nos une em afeto, em carinho.

O compromisso que temos com nossos pais deve ser semelhante ao nosso relacionamento com Deus. Fomos dados por Deus a nossos pais, e precisamos nos submeter a eles, pois assim, eles serão nossos amigos. Obedecer não é somente uma obrigação, mas um ato de amor e respeito aos nossos pais. Se os amamos, e eles nos tratam com carinho e amor, o nosso relacionamento será então de amizade, pois estaremos mostrando que confiamos neles e eles em nós.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.